BIOGRAFIAS



RENATO BANDEIRA

Violonista com formação em popular pelo Conservatório Pernambucano de Música, Renato Bandeira vem se destacando pela sua versatilidade como compositor, arranjador e produtor musical. Acompanha e participa de gravações de diversos artistas da música instrumental e de consagrados nomes da MPB em shows Brasil e em turnês internacionais. Além do violão, Renato toca guitarra e viola de dez cordas. Integrante da SpokFrevo Orquestra, ele já acompanhou nomes como Dominguinhos, Léo Gandelman, Alceu Valença, Gal Costa, Chico César, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Sivuca, Antonio Carlos Nóbrega, Edu Lobo, João Donato, Maria Rita, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, entre outros. Desde 2005 faz parte da banda do cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa, a quem já acompanhou em diversas turnês na Europa. Junto com SpokFrevo Orquestra, grupo pernambucano que vem revolucionando o gênero, fazendo uma fusão do jazz com o frevo, Renato já passou por diversos palcos nacionais e internacionais, dentre eles: Expo 98, Lisboa (Portugal), 1998; Festival de Nantes (FR), 2003; Músicas do Mundo, SESC Pompéia (SP), 2005; e em apresentações nos programas, do Jô na (TV Globo) e Ensaio (TV Cultura); Canecão – Lançamento do DVD Passo de Anjo ao Vivo – 2008 (RJ); SESC Vila Mariana (SP). Participou dos CDs "Cabeça Elétrica Coração Acústico" de Silvério Pessoa e do CD Passo de Anjo, da SpokFrevo Orquestra, ambos vencedores do prêmio TIM de música em 2006. Com participações em diversos importantes registros da música pernambucana e brasileira, Renato integra o time de músicos do CD "É de perder os sapatos: 100 anos de frevo, lançado pela gravadora Biscoito Fino, em comemoração ao centenário do ritmo, que rendeu um grande show na Praça do Marco Zero do Recife, no dia 09 de fevereiro de 2007, com sua participação. Também pela Biscoito Fino, foram lançados o CD e o DVD Passo de Anjo ao Vivo, da SpokFrevo Orquestra, com a marca registrada da guitarra de Renato Bandeira. Integra os projetos Som de Madeira, Macamba e Dois de Paus, além da Quinta Instrumental, que acontece semanalmente no Recife, ao lado de Bráulio Araújo (baixo) e Augusto Silva (bateria). Renato Bandeira é endorser das guitarras Condor. 


AUGUSTO SILVA


O baterista Augusto Silva iniciou os estudos musicais em 1989, na Escola Cônego Jonas Taurino, onde está instalada a Orquestra Sinfônica Juvenil de Pernambuco. Durante cinco anos, teve como professor o músico Geraldo Santos. Ao longo dos 12 anos de carreira, acumula experiências tocando ou gravando com diversos artistas pernambucanos, a exemplo do maestro Duda, Paulo Diniz, Edilza, Zé Rocha, André Rio, entre outros. Como integrante da SpokFrevo Orquestra, tem acompanhado nomes importantes da MPB, como Antônio Carlos Nóbrega, Alceu Valença, Claudionor Germano, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Sivuca. Em 2005, participou com a SpokFrevo das gravações dos programas Ensaio, da TV Cultura, e do Jô Soares, da Rede Globo, além das duas edições do Tim Jazz Festival, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ainda com a orquestra se apresentou, em 2003, do Festival Rendez-Vous de I..Erdre, em Nantes, na França. Também em 2005, tocou como convidado do americano Frank Iondo, no Sesc Pompéia, em São Paulo, durante o Festival Todos os Cantos do Mundo. No mesmo ano, em Recife, fez participações no show da pianista japonesa Makiko e nos DVDs dos cantores Adilson Ramos e Nena Queiroga. Em 2002, Augusto Silva foi indicado ao prêmio de melhor instrumentista no Festival de Música Fun Pop, em Avaré, interior de São Paulo.. Como músico e produtor musical, trabalhou com o grupo Som de Madeira na criação do CD Rio Capibaribe, que contou com a participação especial de Dominguinhos. Augusto também faz parte da Macamba, banda instrumental que funde o jazz com ritmos regionais nordestinos. A Macamba é a banda oficial do Encontro Pernambucano de Saxofonistas, que acontece todos os anos em Recife. No último Encontro, o grupo acompanhou o saxofonista Léo Gandelman. Alguns discos dos quais Augusto Silva participou das gravações: Álbum: Edilza Artista: Edilza Álbum: Alagoando Artista: Walter Sousa Álbum: Aos Pés da Cruz Artista: Márcio Ferrarri Álbuns: Na Levada da Embolada Tributo a Luiz Gonzaga Do Litoral ao Sertão O Melhor do Carnaval Artista: André Rio Álbum: Cantando Capiba Artista: Gonzaga Leal Álbum: BagdáYork Artista: Roberto Vieira Álbum: Izidro Artista: Izidro Álbum: Passo de Anjo Artista: SpokFrevo Orquestra Álbum: Rio Capibaribe Artista: Som de Madeira Álbum: Beto Kaiser e a Música Artista: Beto Kaiser Álbum: Que Peixe é Esse? Artista: Macamba Augusto César da Silva O.M.B. 
Além de gravações de diversos artistas internacionalmente renomados, em shows no Brasil e em turnês internacionais. Integrante da SpokFrevo Orquestra, tocou ao lado de Dominguinhos, Léo Gandelman, Alceu Valença, Gal Costa, Chico César, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Sivuca, Antonio Nóbrega, Edu Lobo, Maria Rita, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Silvério Pessoa entre outros.
Augusto Silva é endorser das Baquetas ALBA, pratos ISTANBUL e Microfones KADOSH.




HÉLIO SILVA

Hélio Silva começou sua carreira musical aos 14 anos, estudando violão erudito. Logo depois, iniciou os estudos de violão e baixo no Centro de Criatividade Musical do Recife (CPCMR), antes de se mudar para Goiania-GO. Lá, fez parte do grupo gospel milad água viva, viajando pelo Brasil para shows por dois anos. A volta ao Recife o levou ao 
Conservatório Pernambucano de Música, onde estudou baixo acústico e elétrico. 
Em seguida, realizou um curso de extensão na Universidade Federal de Pernambuco, começando a tocar na noite, em bares e orquestras. Daí foi um pulo para iniciar participações em gravações pelos estúdios do Recife, e tocar com grandes maestros, como Duda, Clóvis Pereira, Menezes, Guedes Peixoto, Spok, entre outros. 
Com o passar dos anos, acompanhou artistas como: Gal Costa, Ivete Sangalo,Daniela Mercury, Vanessa da Mata, Cauby Peixoto, Emilio Santiago, Aguinaldo Timóteo, Alceu Valença, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo, João donato, Lenine, Ney Matogrosso, Léo Gandelman e Márcio Montarroyos. 
Com o multi-instrumentista e bailarino Antonio Nóbrega já fez turnês pela Europa e gravou seu recente dvd NOVE DE FREVEREIRO. Integrante da Spokfrevo Orquestra, Hélio Silva já participou de várias turnês pelo Brasil, Europa, Ásia, e América Latina. 
Em 2007, venceu juntamente com a spokfrevo orquestra o Prêmio Tim de Música, como melhor grupo instrumental, participou do encerramento dos Jogos Panamericanos no Rio de janeiro e do Tim Jazz. Com a Spokfrevo, participou dos principais festivais do Brasil e do mundo como o Cascavel Jazz, Amazon Jazz, Sopro de Brasil, Montreux (Suíça), Rendezvous Jazz (França), Festival Latino-americano (Milão - Itália), Couleur Festival (Bruxelas) e no Roots Festival (Amsterdã - Holanda).






JULIO CESAR MENDES

Nasceu em 27 de setembro de 1987, em Garanhuns/PE. 1996 - Começou seus estudos no acordeon aos nove anos com o Professor Reginaldo Pessoa.
1998 - Vindo morar em Recife, ingressou no Conservatório Pernambucano de Música no curso de piano popular e no curso de extensão em piano erudito da Universidade Federal de Pernambucano, UFPE.

Estudou ainda com o Mestre Camarão, com Regina Weissmann em São Paulo e em Portugal com Paulo Jorge Ferreira, este último, membro e jurado da Confederation Internationale des Accordionistes com acrônimo CIA.

Como músico, foi membro do grupo Arabiando, que em 2010 foi um dos vencedores do Prêmio de Circulação Nacional da FUNARTE.
Foi solista da Orquestra Sinfonica Jovem do Conservatório Pernambucano de Musica na temporada 2012, em homenagem a Luiz Gonzaga.
É membro do Baião Polinário, que homenageia os compositores Humberto Teixeira e Anastácia, em suas músicas gravadas por Luiz Gonzaga, do Areia Grupo de Musica Aberta, do Sgüep Trio, do Duo Rafael Marques e Julio Cesar e do grupo representativo do Departamento de Música da UFPE, o’Quadro. Este último, vencedor do Sonora UFPE no ano de 2009.

Trabalhou com vários artistas em gravações e/ou shows, entre eles:
Geraldo Azevedo, Cristina Amaral, Gonzaga Leal, Geraldo Maia, Maciel Salú, Antônio Carlos Nóbrega, Orquestra Retratos do Nordeste, Spok, Treminhão, Fred Andrade, Patrícia Cruz, Rogério Rangel, Xico Bizerra, Rosaura Muniz, Paulo Perdigão, Karina Spinelli, Rui Ribeiro, Naara Santos, Lucinha Guerra, Cylene Araújo, Arlindo dos 8 Baixos, Chiquinha Gonzaga, Bozó, Mestre Salustiano, Tonino Arcoverde, Publius Lentulus, entre outros.

Paralelo a isso Concluinte do Curso Superior de Licenciatura em Música na UFPE, Julio é professor de acordeon do Conservatório Pernambucano de Música. Sendo o primeiro Professor deste instrumento nesta instituição.


Washignton Marques no violão



Como músico foi o fundador do Som de Madeira juntamente com Augusto e Renato Bandeira, estudou no conservatório Pernambucano de música e faz parte da cena musical pernambucana há muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário